quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

MY FAVORITE THINGS - PEDAÇO 5

Gente... Como é ruim ficar sem conexão... parece que o mundo simplesmente acaba... kkkk... como ficamos dependentes dessa internet não ??? Mas também podendo falar com o mundo inteiro sem sair da cadeira, só podia dar em vício mesmo...

 
E com isso fiquei dias sem vir aqui e sem colocar os pedacinhos de tecido... e o de hoje é especial, porque me lembrou da minha infância... olha só que fofo:



É... literalmente a tradução do tecido é ‘Jardinagem o dia todo'... lembro-me de quando era criança que ajudava minha mãe com as plantas... morávamos numa casa pequena (quarto e cozinha apenas), mas o quintal, também pequeno ficava menor ainda, porque era rodeado e forrado de plantas... aprendi com ela a jogar as sementes de tudo na terra... e em casa qualquer vasilha virava vaso... a bacia de alumínio que furou, foi pro quintal, teve buracos maiores abertos com prego e recebeu terra e um caroço de pêssego... brotou... depois eu abri um abacate e o caroço foi para lá tb... brotou... tínhamos vasos e vasos de alecrim, espada de são Jorge, arruda, guiné (essa dava em pencas)... losna... boldo (vivia gente indo em casa pedir folhas dessas para fazer chá)... aí um dia joguei umas sementes de romã no meio do canteiro... gente... depois de uns anos a árvore ficou enorme...e, detalhe... dava romã o ano inteiro... minha mãe secava as cascas e guardava para fazermos gargarejo e muita gente vinha e pedia cascas para minha mãe... ela sempre dava de bom grado... uma flor que tínhamos em casa que nunca mais vi... ‘Dama da noite’ a linda flor que abre apenas à noite e só fica aberta até o dia clarear... gente... que coisa mais linda da criação de Deus... e o aroma dela... o melhor cheiro que alguém pode conceber... sempre ficávamos esperando as ‘damas’ abrirem e na noite que abriam, ficávamos todos um tempão em volta delas admirando a beleza e perfeição... uma flor que parece um bordado numa renda... até meu pai gostava de ver as ‘damas’ abertas... bons momentos... o pé de café... a ameixeira que brotou e ninguém se lembra quem jogou o caroço ali... quando se chegava no portão de casa já se encantava com o quintal... todo mundo falava: ‘A Dona Luzia das plantas e dos gatos’... kkkkkk... era assim que minha mãe era conhecida no bairro...
 

O tempo passou... tivemos que mudar da casinha... na mudança 70% das plantas tiveram que ficar... suas raízes haviam varado os chãos dos vasos e se entranhado na terra do canteiro... não tinha como tirar sem fazer um estrago grande no quintal ou pior ainda... nas plantas... vieram poucos vasos para a casa do Ipiranga... e aí um ano depois... a dona dos vasos desencarnou... hoje eu que cuido das plantinhas... na sua maioria cactos e um vaso grande de espada de São Jorge que sobrevive aos anos... de meu eu tenho um vaso de violetinhas e agora um vaso recém ganhado com uma orquídea branca... o quintal de casa não tem área para plantar... é todo cimentado.... então fiquei só com os vasos da mamãe... adoro mexer em plantas... gostaria de ter mais espaço para plantar... mas morro de medo de ter muita planta e depois não conseguir levar embora como minha mãe... me cortou o coração ver a mudança chegando e nada das plantas... tenho fé que terei minha casa própria ainda e aí vou plantar tudo que tinha lá de novo... principalmente as ‘ damas’ que me lembram tanto minha mãe...
 

E você ? Gosta de jardinagem ? Tem uma plantinha para cuidar ? Qual sua planta preferida ?

2 comentários:

Li disse...

Oi querida amiga,
Plantas!! minha mãe tem muitas também e ela adora cuidar... se viaja, ela pede pro meu irmão ir lá molhar e tudo mais...
Eu não tenho ainda plantinhas, mas com fé em Deus terei sim..
E, aproveitando.. tenho uma varanda no ap... é pequena, mas dá uma plantinha... é de frente pro nascente... pega sol pela manhã... que planta vc recomenda??
Beijos

Júnia Izabel disse...

Amo êsss deséns de flor estilizada.
São mto fofos.
Mamãe sempre gostou de jardim.
Já, eu, prefiro os bichos.
Tô com o jardim qui de casa que tá um horror. Tem mais mato do que tudo.
Hj (segunda) deve de que vem um jardineiro pra rancar as ervas daninhas e podar a grama e o pingo de ouro.
Tomara que seja bom. Tô triste com o jardim tão desmazelado.
Beijins procê, querida.
FicunDeus